Sabe aqueles condomínios grandes, com várias áreas de lazer?
O metro quadrado desses condomínios costuma ser bastante valorizado. Afinal de contas, o morador não precisa sair de casa para acessar academia, piscina, quadra de esportes e uma série de outros espaços.
A taxa de condomínio dessas comunidades costuma ser alta e isso não agrada nem um pouco os moradores. Ainda mais quando começam a surgir problemas para acessar essa estrutura que eles tanto valorizam.
E o problema mais comum costuma ser as reservas duplicadas.

Provavelmente essa situação aqui já aconteceu com você:
Um casal de moradores chama toda a família para o aniversário do filho e quando chega no salão de festas… Surpresa! Encontram uma outra família comemorando outro aniversário. Nenhuma das famílias quer ter que abrir mão da sua festa. É tarde demais para adiar ou trocar de lugar. Os ânimos começam a se exaltar e é então que o síndico é chamado para resolver a questão.
O síndico já recebe o telefonema ou lê a mensagem sabendo que mais um abacaxi caiu no seu colo. A culpa não é dele, mas os moradores não querem saber isso. Cabe ao síndico explicar o inexplicável e evitar que vizinhos saiam no tapa por causa do salão de festa. Talvez uma situação igual a essa não tenha acontecido com você. Mas algo parecido eu tenho certeza que você já vivenciou. Você tem todo o direito de ficar frustrado em uma situação dessas.
Mas eu sei que você é um síndico responsável, que busca uma comunidade engajada e em harmonia.
Depois de muita reflexão, você percebe que só existe uma solução:
Chegou a hora dos moradores assumirem suas responsabilidades. O síndico não pode resolver tudo sozinho, então os moradores precisam aprender a negociar soluções entre eles.

Solução perfeita, certo? Não, errado!
Colocar em prática uma mudança de cultura dessas não é nada fácil. Outras soluções para conflitos no condomínio também não acontecem do dia pra noite.
E as reservas duplicadas são apenas um dos inúmeros problemas que podem surgir quando a gestão do condomínio não se preocupa com o uso das áreas de lazer. Existem também estes aqui:
• Moradores que usam a área de maneira incorreta, não obedecem as regras de uso e causam prejuízo para o condomínio
• Alguns moradores não ficam sabendo que determinada área está em reforma ou interditada. Eles fazem a reserva e ficam aborrecidos quando descobrem que não vão conseguir usar o espaço
• Em condomínios o uso de áreas é cobrado. Para isso, o condomínio precisa manter um registro do uso para saber quanto cobrar de determinado morador. E, muitas vezes, esse registro não é seguro, está sujeito a erros
Mas eu estou aqui para lembrar que isso não é normal!
Nenhum síndico merece viver apagando incêndios. Ou gerindo um condomínio na base do papel. Existe sim uma solução para garantir a harmonia no condomínio. Para que a comunidade, que contribuiu para manter o condomínio de pé, possa usar as áreas de lazer. Mais do que isso: uma solução para inúmeros desafios que o síndico encontra.
Fique tranquilo, síndico: a solução já existe. E você é parte dela!
Sim, somente um síndico competente ou uma síndica competente é capaz de melhorar a experiência de quem usa as áreas de lazer do condomínio. E se você chegou até aqui é porque está preocupado em promover uma gestão que agrade os condôminos.
E o síndico competente sabe a importância de uma ferramenta de gestão do condomínio, Ferramenta como o TownSq, o aplicativo de condomínios mais completo que foi desenvolvido pensando nos desafios do seu trabalho e dos condomínios brasileiros.
Juntos, um síndico competente e o aplicativo TownSq são capazes de tornarem a vida em condomínio muito melhor.
.
Guarde esse nome: TownSq
Sabe aquela tarefa de reservar as áreas comuns, feita muitas vezes no papel pelo síndico ou pelo zelador? No TownSq, essa função fica a cargo dos moradores.
Sim! Os próprios moradores realizam a reserva.
Gestão e comunicação do condomínio ficam centralizadas no aplicativo. As informações mais importantes da comunidade estão lá no aplicativo, guardadas de maneira segura e disponíveis a qualquer momento.
O síndico ganha tempo e os moradores ganham autonomia.
E as reservas duplicadas? A tecnologia impede.
PARA RESERVAR UMA DEPENDÊNCIA NO TOWNSQ, O MORADOR…
O síndico foge da parte estressante, o agendamento, e ganha mais tempo para cuidar das tarefas importantes da gestão. As reservas vão acontecer de acordo com as regras configuradas pelo síndico:
• O salão de festas só comporta 50 pessoas? Isso fica registrado na locação.
• Limite de 30 minutos para cada um na academia? O aplicativo garante a reserva nos conformes.
• Morador inadimplente não pode utilizar? Tudo bem.
• O espaço pode ser usado somente até as 22h? Sem problemas.
• Limpeza necessária antes ou depois do uso do salão? O síndico fica sabendo e pode chamar a equipe de faxina.
Os números não mentem: reservas no TownSq são um sucesso
Em 2021 foram mais de 1 milhão de agendamentos criados no aplicativo, em condomínios de quatro países. Isso faz das reservas uma das funcionalidades mais amadas do aplicativo TownSq.
É só você procurar nos comentários e vai encontrar mensagens como essas:
E o que dizem os síndicos que adotaram o aplicativo?
Eles estão muito satisfeitos. Alguns inclusive aumentaram o número de condomínios na carteira depois de conhecer o aplicativo.
“O TownSq se diferencia dos demais aplicativos. Pra mim é o sinônimo da gestão digital de condomínios. É a nossa ferramenta de trabalho. Eu não sei como eu faria a gestão de todos esses condomínios se eu não tivesse o TownSq.”
Fábio Becker, Síndico Profissional
“Os condomínios onde eu já cheguei eu já implantei o aplicativo. E eles gostam porque eles passam, tiram foto de uma lâmpada queimada, já cai pro zelador. O zelador já vai, já arruma. Então essa agilidade de tecnologia e comunicação faz um diferencial.”
Alessandra Alves, Síndica Profissional
Com todos esses elogios, o TownSq poderia ter parado aqui e dito “missão cumprida!”
Mas nós não chegamos a mais de 14 condomínios no Brasil, Estados Unidos, Canadá e México somente tornando as reservas mais fáceis.
Facilitar a reserva de áreas comuns é apenas o primeiro passo.
Nosso compromisso é entregar uma ferramenta completa para o síndico e o condomínio. Um aplicativo capaz de tornar tudo isso mais fácil:
Comunicação no condomínio
O grupo do condomínio se tornou uma dor de cabeça para você? Moradores usam o espaço para compartilhar reclamações e incentivam seus vizinhos a reclamarem mais? Sabe quem sofre com isso: a imagem do síndico.
Parece que o condomínio está cheio de problemas e nada de bom. Por isso o TownSq permite uma comunicação privativa do síndico e gestão com os moradores e grupos.
Livro de ocorrências online
O morador deixa de reclamar no grupo e entra em contato com o síndico registrando sua demanda no livro de ocorrências online. Somente a gestão tem acesso e pode atribuir a tarefa diretamente para um membro da equipe. O morador vai ser notificado sobre todas as novidades daquela solicitação até a conclusão da demanda.
As entregas que chegam no condomínio
O aplicativo permite gerenciar as entregas que chegam no condomínio. O morador é notificado quando a encomenda estiver disponível para a retirada e o trabalho do porteiro fica mais fácil.
Tarefas do síndico
O síndico organiza as tarefas no TownSq, deixa tudo registrado e pode atribuir tarefas para membros da equipe. Assim, o aplicativo funciona também como um checklist de manutenções e outras demandas do síndico.
Para garantir a harmonia no condomínio, não existe mágica.
Depende do trabalho do síndico e também das ferramentas que ele usa. A tecnologia para facilitar a experiência dos moradores e as tarefas do síndico já existe.