NOTÍCIAS SÍNDICOS

NOTÍCIAS SÍNDICOS

Finanças no Condominio

Inadimplência no condomínio? Veja como síndicos podem acabar com isso. E sem se indispor com os condôminos

fev 9, 2022

O começo do ano é sempre um período de planejamento financeiro nos condomínios. Momento em que impostos são cobrados, mensalidades são reajustadas e síndicos ficam de olho na gestão financeira. Alguns estão, neste momento, planejando a previsão orçamentária dos próximos doze meses. Outros síndicos, que já aprovaram o planejamento para o período vigente, estão preocupados com a chance do condomínio ficar no vermelho. E entre os vilões das finanças do condomínio está a inadimplência.

Inadimplência: quem vai pagar essa conta?

Essa questão é delicada por vários motivos: primeiro porque é algo que não está no controle do síndico. Ele pode fazer o planejamento financeiro mais detalhado e mesmo assim, se um morador decidir não pagar a taxa naquele mês, tudo pode ir por água abaixo. Outro problema é a cobrança: o devedor precisa ser notificado e isso é desconfortável para ambas as partes. 

Você precisa escolher entre o desconforto de cobrar o inadimplente ou o incômodo de lidar com um buraco no orçamento do condomínio

A inadimplência no condomínio costuma aumentar entre 5% e 7% neste período. E nem mesmo os famosos estão livres dela: Sérgio Mallandro, Pelé, Claudia Leitte, Gusttavo Lima são alguns que tiveram suas dívidas divulgadas na imprensa nos últimos seis meses.

O síndico, como responsável pelo condomínio, precisa garantir que a contribuição dos moradores esteja em dia e que a inadimplência de alguns não prejudique o restante da comunidade. O síndico se encontra em uma posição difícil, parece que ele não tem para onde correr: se cobrar o morador devedor pode gerar uma animosidade, se deixar de cobrar está sendo injusto com quem pagou a conta em dia.

Um síndico que se encontra nessa situação é o Pedro e eu convido você a conhecer como ele está lidando com o problema.

O síndico queria ajudar e acabou se prejudicando 

Estamos falando de um síndico que é responsável pela gestão da comunidade de 114 apartamentos onde vive. O Pedro concilia seu trabalho como síndico com outra profissão, o que torna o tempo dele ainda mais escasso.

Todo dia 1º do mês os vizinhos do Pedro recebem o boleto de cobrança da taxa. Esse boleto tem vencimento no dia 10. Todo mundo está ciente dessas datas e, mesmo assim, pelo menos 3 moradores todo mês acabam atrasando o pagamento. Em alguns meses são mais de 5 moradores que esquecem de pagar.

Por isso, todo dia 11, o Pedro entra em contato com a administradora para saber quem está no vermelho. A lista demora de um a dois dias para chegar e esse é só o começo: o Pedro ainda precisa entrar em contato com cada um dos moradores para avisar que eles estão na lista de inadimplentes do condomínio.

Como você já pode imaginar, não é todo morador que fica contente ao receber uma mensagem de cobrança do síndico. Muitos se defendem argumentando que pagaram na data certa ou inventaram uma desculpa na hora. E é assim que surgem os conflitos.

No condomínio do Pedro, o morador inadimplente perde uma série de privilégios no condomínio. Adivinha quem precisa encará-lo e avisá-lo sobre seu novo status? Sim, o síndico.

Quem paga atrasado ainda recebe uma multa e isso deixa os devedores mais descontentes. De novo, é o síndico que precisa aplicar a multa e notificar o morador. E, enquanto isso, novos problemas continuam a surgir e o Pedro tem cada vez menos tempo para si e para a sua família.

Aprenda de uma vez por todas: o síndico não precisa se indispor diretamente cobrando o morador inadimplente

Quem envia notificações e aparece cobrando o morador nessa história? Sim, o síndico Pedro. O morador associou a imagem do síndico a uma série de sentimentos negativos, a toda a aflição relacionada à inadimplência, e pode acabar culpando o síndico pelo desconforto da situação.

Isso não é justo, mas acontece. Todo o bom trabalho que o Pedro vem desenvolvendo pode ficar comprometido. Sem falar no estresse que a situação gera para ele e no tempo que ele perde. 

Você já viu o dono de algum banco aparecendo para cobrar pessoalmente o devedor? Ou o reitor de uma universidade enviar uma mensagem para o aluno inadimplente? Pois é. Mas em muitos condomínios a realidade é essa: o síndico precisa encarar os vizinhos na hora da cobrança e isso prejudica sua imagem.

Se para o banco e a universidade é possível cobrar inadimplentes de uma maneira menos pessoalizada, por que isso não pode acontecer no condomínio?

A boa notícia é que existe uma maneira de realizar notificações e cobranças sem expor o síndico

A melhor maneira de lidar com a inadimplência é evitar que ela aconteça. Para isso, o síndico pode adotar uma série de medidas que incentivam o pagamento da taxa condominial antes do vencimento. 

Mais importante é evitar que a imagem do síndico fique associada a essa cobrança. Nesse momento, assim como em tantos outros, o síndico precisa da ajuda de um parceiro. 

Preste atenção nessa solução:

O TownSq é um aplicativo usado em mais de 14 mil condomínios no Brasil, Estados Unidos, Canadá e México. Ele oferece também um serviço de administração financeira com recursos pensados para lidar com a gestão financeira e inadimplência no condomínio. 

Régua de cobrança

O síndico pode configurar o envio de uma série de emails automáticos para os moradores lembrando da sua obrigação perante o condomínio e notificando os inadimplentes: 

O aplicativo lembra os moradores e notifica os inadimplentes

Lembrete alguns dias antes da data de vencimento da cobrança: lembrando o morador que a conta deverá ser paga em breve

Lembrete de pagamento atrasado, logo após a data de vencimento: avisando o morador que a conta não foi paga na data certa

Notificação de inadimplência, após a data de vencimento: avisando o morador que a conta não foi paga na data certa e ele agora está inadimplente

Notificação de pagamento expirado: avisando o morador que o boleto de cobrança não é mais válido e ele precisa entrar em contato com a gestão para resolver o problema

Pode ser que o morador inadimplente já receba uma notificação da administradora. Mas quanto tempo isso leva para acontecer? Não seria mais fácil o síndico definir quando essa notificação deve ser enviada para o inadimplente? No TownSq Administração Digital isso é possível!

Nessa plataforma o síndico tem acesso ao histórico de boletos de cada unidade

A inadimplência diminui com toda essa estrutura a serviço do condomínio. E os números mostram isso:

Taxa de inadimplência dos condomínios da TownSq Administração Digital é menor que a média do mercado

Em dezembro de 2021, parte dos condomínios da TownSq Administração Digital tiveram taxa média de inadimplência 40% menor que o valor observado no mercado.

Destaque para o condomínio do síndico Leonardo Boquimpani, com apenas 1 registro de inadimplência em 2021. O condomínio também passou a economizar metade do valor gasto na taxa de administração depois que implantou o TownSq. Veja o depoimento do síndico Leonardo

NO TOWNSQ ADMINISTRAÇÃO DIGITAL:

✓ Boletos são emitidos no sistema

✓ Morador continua recebendo lembretes automáticos sobre o  vencimento

✓ O sistema detecta quem está inadimplente e o síndico pode baixar um relatório em segundos

✓ O sistema envia um email para o inadimplente com cobranças e notificações

O síndico não precisa esperar para receber a lista de inadimplentes. Em segundos ele baixa o relatório de inadimplentes diretamente na plataforma do TownSq.

Dashboard de inadimplência: as informações mais importantes sobre a situação dos devedores

Lista de inadimplentes: moradores que estão devendo são identificados

Segurança para o síndico e informação para o morador

O síndico fica tranquilo sabendo que o morador será lembrado de sua dívida e notificado quando estiver inadimplente. O morador é avisado sobre a sua obrigação perante o condomínio e orientado a procurar a gestão para regularizar sua dívida caso esteja inadimplente.

O TownSq é a ferramenta completa para cuidar da gestão e finanças do condomínio.

Todas as informações financeiras do condomínio estão disponíveis para o síndico em tempo real: extrato da conta, relatório de prestação de contas, balancete do mês, despesas, arrecadações, etc. 

O síndico pode verificar se a previsão orçamentária aprovada na assembleia está sendo executada de acordo com o previsto.

TownSq Administração Digital é o verdadeiro parceiro do síndico

Existem síndicos que procuram um serviço de administração para diminuir sua carga de trabalho, mas acabam trabalhando mais. Perdem horas entrando em contato com a administradora, enviando pedidos de pagamento, procurando informações, etc. Esse é o seu caso?

No TownSq, o síndico tem à disposição todas as informações financeiras do condomínio na palma da mão, sabe exatamente quanto dinheiro tem em caixa e ganha tempo para realizar outras tarefas da gestão.

O TownSq Administração Digital é a prova de que a gestão financeira do condomínio pode ser mais fácil para o síndico e mais econômica e segura para a comunidade. Condomínios que adotaram o TownSq Administração Digital costumam observar uma economia na taxa de administração em mais de 30%.

O síndico pode acessar o TownSq pelo celular ou pelo computador. O aplicativo é fácil de usar, não é a toa que a nossa nota na loja de aplicativos da Apple, em uma escala de 0 a 5, é 4,9. E surgindo qualquer dúvida, você pode contar com a ajuda do atendimento da TownSq: a taxa de satisfação dos clientes atendidos é de 96%.

Menos inadimplência no condomínio e mais tranquilidade para o síndico 

Clique no botão abaixo e receba uma demonstração do TownSq Administração Digital, incluindo:

  • Aplicativo para condomínio
  • Administradora digital
  • Régua de cobrança para evitar a inadimplência
  • Serviço de gestão fiscal
  • Serviço de folha de pagamento dos funcionários do condomínio
  • E muito mais.

Mais Lidos