O começo do ano é sempre um período de planejamento financeiro nos condomínios. Momento em que impostos são cobrados, mensalidades são reajustadas e síndicos ficam de olho na gestão financeira. Alguns estão, neste momento, planejando a previsão orçamentária dos próximos doze meses. Outros síndicos, que já aprovaram o planejamento para o período vigente, estão preocupados com a chance do condomínio ficar no vermelho. E entre os vilões das finanças do condomínio está a inadimplência.
Inadimplência: quem vai pagar essa conta?
Essa questão é delicada por vários motivos: primeiro porque é algo que não está no controle do síndico. Ele pode fazer o planejamento financeiro mais detalhado e mesmo assim, se um morador decidir não pagar a taxa naquele mês, tudo pode ir por água abaixo. Outro problema é a cobrança: o devedor precisa ser notificado e isso é desconfortável para ambas as partes.
Você precisa escolher entre o desconforto de cobrar o inadimplente ou o incômodo de lidar com um buraco no orçamento do condomínio
A inadimplência no condomínio costuma aumentar entre 5% e 7% neste período. E nem mesmo os famosos estão livres dela: Sérgio Mallandro, Pelé, Claudia Leitte, Gusttavo Lima são alguns que tiveram suas dívidas divulgadas na imprensa nos últimos seis meses.
O síndico, como responsável pelo condomínio, precisa garantir que a contribuição dos moradores esteja em dia e que a inadimplência de alguns não prejudique o restante da comunidade. O síndico se encontra em uma posição difícil, parece que ele não tem para onde correr: se cobrar o morador devedor pode gerar uma animosidade, se deixar de cobrar está sendo injusto com quem pagou a conta em dia.
Um síndico que se encontra nessa situação é o Pedro e eu convido você a conhecer como ele está lidando com o problema.
O síndico queria ajudar e acabou se prejudicando
Estamos falando de um síndico que é responsável pela gestão da comunidade de 114 apartamentos onde vive. O Pedro concilia seu trabalho como síndico com outra profissão, o que torna o tempo dele ainda mais escasso.
Todo dia 1º do mês os vizinhos do Pedro recebem o boleto de cobrança da taxa. Esse boleto tem vencimento no dia 10. Todo mundo está ciente dessas datas e, mesmo assim, pelo menos 3 moradores todo mês acabam atrasando o pagamento. Em alguns meses são mais de 5 moradores que esquecem de pagar.
Por isso, todo dia 11, o Pedro entra em contato com a administradora para saber quem está no vermelho. A lista demora de um a dois dias para chegar e esse é só o começo: o Pedro ainda precisa entrar em contato com cada um dos moradores para avisar que eles estão na lista de inadimplentes do condomínio.
Como você já pode imaginar, não é todo morador que fica contente ao receber uma mensagem de cobrança do síndico. Muitos se defendem argumentando que pagaram na data certa ou inventaram uma desculpa na hora. E é assim que surgem os conflitos.
No condomínio do Pedro, o morador inadimplente perde uma série de privilégios no condomínio. Adivinha quem precisa encará-lo e avisá-lo sobre seu novo status? Sim, o síndico.
Quem paga atrasado ainda recebe uma multa e isso deixa os devedores mais descontentes. De novo, é o síndico que precisa aplicar a multa e notificar o morador. E, enquanto isso, novos problemas continuam a surgir e o Pedro tem cada vez menos tempo para si e para a sua família.
Aprenda de uma vez por todas: o síndico não precisa se indispor diretamente cobrando o morador inadimplente
Quem envia notificações e aparece cobrando o morador nessa história? Sim, o síndico Pedro. O morador associou a imagem do síndico a uma série de sentimentos negativos, a toda a aflição relacionada à inadimplência, e pode acabar culpando o síndico pelo desconforto da situação.
Isso não é justo, mas acontece. Todo o bom trabalho que o Pedro vem desenvolvendo pode ficar comprometido. Sem falar no estresse que a situação gera para ele e no tempo que ele perde.
Você já viu o dono de algum banco aparecendo para cobrar pessoalmente o devedor? Ou o reitor de uma universidade enviar uma mensagem para o aluno inadimplente? Pois é. Mas em muitos condomínios a realidade é essa: o síndico precisa encarar os vizinhos na hora da cobrança e isso prejudica sua imagem.
Se para o banco e a universidade é possível cobrar inadimplentes de uma maneira menos pessoalizada, por que isso não pode acontecer no condomínio?
A boa notícia é que existe uma maneira de realizar notificações e cobranças sem expor o síndico
A melhor maneira de lidar com a inadimplência é evitar que ela aconteça. Para isso, o síndico pode adotar uma série de medidas que incentivam o pagamento da taxa condominial antes do vencimento.
Mais importante é evitar que a imagem do síndico fique associada a essa cobrança. Nesse momento, assim como em tantos outros, o síndico precisa da ajuda de um parceiro.
Preste atenção nessa solução:
O TownSq é um aplicativo usado em mais de 14 mil condomínios no Brasil, Estados Unidos, Canadá e México. Ele oferece também um serviço de administração financeira com recursos pensados para lidar com a gestão financeira e inadimplência no condomínio.
Régua de cobrança
O síndico pode configurar o envio de uma série de emails automáticos para os moradores lembrando da sua obrigação perante o condomínio e notificando os inadimplentes:
O aplicativo lembra os moradores e notifica os inadimplentes
Pode ser que o morador inadimplente já receba uma notificação da administradora. Mas quanto tempo isso leva para acontecer? Não seria mais fácil o síndico definir quando essa notificação deve ser enviada para o inadimplente? No TownSq Administração Digital isso é possível!
Nessa plataforma o síndico tem acesso ao histórico de boletos de cada unidade
A inadimplência diminui com toda essa estrutura a serviço do condomínio. E os números mostram isso:
Taxa de inadimplência dos condomínios da TownSq Administração Digital é menor que a média do mercado
Em dezembro de 2021, parte dos condomínios da TownSq Administração Digital tiveram taxa média de inadimplência 40% menor que o valor observado no mercado.
Destaque para o condomínio do síndico Leonardo Boquimpani, com apenas 1 registro de inadimplência em 2021. O condomínio também passou a economizar metade do valor gasto na taxa de administração depois que implantou o TownSq. Veja o depoimento do síndico Leonardo
NO TOWNSQ ADMINISTRAÇÃO DIGITAL:
✓ Boletos são emitidos no sistema
✓ Morador continua recebendo lembretes automáticos sobre o vencimento
✓ O sistema detecta quem está inadimplente e o síndico pode baixar um relatório em segundos
✓ O sistema envia um email para o inadimplente com cobranças e notificações
O síndico não precisa esperar para receber a lista de inadimplentes. Em segundos ele baixa o relatório de inadimplentes diretamente na plataforma do TownSq.
Segurança para o síndico e informação para o morador
O síndico fica tranquilo sabendo que o morador será lembrado de sua dívida e notificado quando estiver inadimplente. O morador é avisado sobre a sua obrigação perante o condomínio e orientado a procurar a gestão para regularizar sua dívida caso esteja inadimplente.
O TownSq é a ferramenta completa para cuidar da gestão e finanças do condomínio.
Todas as informações financeiras do condomínio estão disponíveis para o síndico em tempo real: extrato da conta, relatório de prestação de contas, balancete do mês, despesas, arrecadações, etc.
O síndico pode verificar se a previsão orçamentária aprovada na assembleia está sendo executada de acordo com o previsto.
TownSq Administração Digital é o verdadeiro parceiro do síndico
Existem síndicos que procuram um serviço de administração para diminuir sua carga de trabalho, mas acabam trabalhando mais. Perdem horas entrando em contato com a administradora, enviando pedidos de pagamento, procurando informações, etc. Esse é o seu caso?
No TownSq, o síndico tem à disposição todas as informações financeiras do condomínio na palma da mão, sabe exatamente quanto dinheiro tem em caixa e ganha tempo para realizar outras tarefas da gestão.
O TownSq Administração Digital é a prova de que a gestão financeira do condomínio pode ser mais fácil para o síndico e mais econômica e segura para a comunidade. Condomínios que adotaram o TownSq Administração Digital costumam observar uma economia na taxa de administração em mais de 30%.
O síndico pode acessar o TownSq pelo celular ou pelo computador. O aplicativo é fácil de usar, não é a toa que a nossa nota na loja de aplicativos da Apple, em uma escala de 0 a 5, é 4,9. E surgindo qualquer dúvida, você pode contar com a ajuda do atendimento da TownSq: a taxa de satisfação dos clientes atendidos é de 96%.
Menos inadimplência no condomínio e mais tranquilidade para o síndico
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