É provável que o seu condomínio tenha um grupo de WhatsApp.
Quando o aplicativo começou a se tornar popular no Brasil, há quase dez anos, ele prometia revolucionar a maneira como nos comunicamos. E nesse aspecto o WhatsApp com certeza teve êxito.
Os aplicativos de mensagem tornaram a comunicação mais rápida e fácil. Isso é algo positivo em alguns aspectos e negativo em outros. E síndicos como você sabem do que eu estou falando: o grupo do condomínio pode gerar uma série de dores de cabeça, não é mesmo?
Grupo do condomínio se tornou um incômodo para você?
Síndicos em todo o Brasil recebem diariamente uma enxurrada de mensagens no grupo do condomínio. São demandas de todos os tipos, das mais triviais até casos de polícia.
As demandas geralmente vem acompanhadas de reclamações, que quando divulgadas no grupo dão a impressão de que o condomínio está de pernas pro ar, de que o síndico não tem controle de nada.
Parece que uma reclamação incentiva mais e mais. Há situações em que moradores, que nada tem a ver com a situação, decidem se juntar ao coro dos insatisfeitos.
E a situação fica pior quando pensamos em condomínios maiores. Já imaginou se cada membro do grupo decide enviar uma mensagem por dia? O síndico vai precisar de alguém só para gerenciar as mensagens que ele recebe.
Já parou para reparar que quase nada se resolve no WhatsApp?
Esses problemas compartilhados no grupo muitas vezes são questões complexas, que não se resolvem de um dia para o outro.
Se o síndico decide enviar uma mensagem longa explicando para o condômino porque aquela situação ainda não foi resolvida, quantos moradores vão se dar ao trabalho de ler aquilo e entender o lado do síndico?
E depois que o problema é resolvido, quantos condôminos vão lá na frente da comunidade agradecer o síndico? Assim, o grupo do condomínio se limita a reclamações e críticas.
E quem sofre com isso? O síndico, seu trabalho e sua imagem
O efeito de todos esses problemas fica visível no trabalho do síndico e na imagem dele. Fica mais difícil solucionar o problema dos moradores quando surgem novas demandas a cada hora, e cada nova demanda parece mais urgente que a anterior.
A imagem do síndico também sofre. Por mais que ele esteja realizando um trabalho incrível, as reclamações diárias no grupo não deixam isso evidente. Quem olha para as mensagens pode ficar com uma imagem negativa do síndico.
Isso é uma ilusão de ótica, claro. Mas todos nós estamos suscetíveis a essas ilusões. Moradores podem ficar com a impressão errada a respeito do síndico e isso pode comprometer o mandato dele e a sua intenção de conquistar mais condomínios.
A solução, então, é abolir o grupo de mensagens do condomínio?
Definitivamente não. Como falamos, o grupo do condomínio pode ser benéfico para a comunidade quando usado da maneira correta. Ao contrário, o registro de problemas, por exemplo, não deve ter espaço no grupo. Para isso, o síndico pode adotar um aplicativo pensado para condomínios.
É por isso que eu dirijo essa mensagem para você, síndico ou síndica, que chegou até aqui a procura de uma solução para os problemas que surgem no grupo de mensagens do condomínio. A sua busca por uma solução mostra que você está comprometido(a) em realizar a melhor gestão para a sua comunidade.
Já está provado que você é um síndico ou uma síndica competente.
Mas ainda falta um elemento crucial: a ferramenta que vai permitir o contato entre moradores e síndico. Ferramenta essa que vai centralizar todas as solicitações da gestão e tornar o trabalho do síndico e da equipe do condomínio mais fácil. Um trabalho mais fácil que significa soluções mais rápidas e moradores satisfeitos.
Aplicativo para receber as solicitações dos moradores: já existe!
Estamos falando de um aplicativo que, assim como o WhatsApp, é fácil de usar e apresenta uma série de funções. A diferença é que esse app foi desenvolvido pensando na gestão de condomínios.
Essa solução se chama TownSq!
O Fábio Becker adotou o aplicativo e hoje centraliza toda a gestão e comunicação de seus mais de 20 condomínios pelo TownSq.
Já pensou 20 grupos diferentes com mensagens constantes de pedidos dos moradores? E não só pedidos, reclamações e confusões também.
Nas palavras do próprio síndico:
“Eu não sei como eu faria a gestão de todos esses condomínios se eu não tivesse o TownSq”.
Fábio Becker, Síndico Profissional
Guarde esse nome: TownSq é a solução para o seu trabalho
O aplicativo permite o registro de demandas do condomínio via livro de ocorrências digital.
E essas demandas podem ser direcionadas diretamente para o responsável por resolver aquele problema: o zelador, por exemplo. Ou seja, elas nem precisam passar pelo síndico.
Esses registros são privados: somente o morador que abriu a demanda, o síndico e a equipe de gestão do condomínio tem acesso a eles. Ou seja, o restante da comunidade não fica sabendo do problema e também não é incentivada a aderir ao coro de reclamações.
O TownSq captura as informações e deixa elas disponíveis para o síndico. Assim ele e a sua equipe se mantém focados em resolver o problema para deixar o morador satisfeito o mais rápido possível.
O que o aplicativo para condomínios oferece é, justamente, um espaço adequado que permite a centralização de informações e a gestão das demandas que chegam ao síndico.
ESSA ILUSTRAÇÃO MOSTRA A SITUAÇÃO NO CONDOMÍNIO:
Antes do TownSq e depois do TownSq


TownSq é um aplicativo fácil de usar, para o síndico e para o morador. Não importa o tamanho do condomínio
Para levar o aplicativo até o seu condomínio você vai contar com a ajuda da nossa equipe de suporte. Essa equipe também ficará responsável por atender as dúvidas dos moradores e vão estar disponíveis para ajudar a melhorar a vida em condomínio por meio do aplicativo.
O aplicativo é fácil de usar e é um sucesso entre moradores e síndicos. Para você ter uma ideia, somente no ano passado foram enviadas mais de 26 mil mensagens no aplicativo, mais de 53 mil registros no livro de ocorrências online e 27 mil circulares digitais criadas pelos síndicos. Ou seja: tem muita gente usando o aplicativo.
Os condomínios com 100, 200 unidades são aqueles que mais se beneficiam do aplicativo.
São comunidades grandes com várias demandas diárias e o TownSq é a única plataforma capaz de manter todas essas informações do condomínio com segurança.
Sabe por que tantos síndicos fecharam negócio com o TownSq?
Simples: porque o aplicativo torna o trabalho deles mais ágil e mais inteligente.
→ Troca de mensagens entre o síndico e os moradores. O síndico pode enviar uma mensagem para toda a comunidade por meio de uma circular. Ele também pode criar grupos para conversar com membros específicos da comunidade: conselheiros, seus funcionários, etc.
→ Autonomia para os moradores: eles reservam as áreas comuns pelo aplicativo, sem precisar do síndico ou de funcionário do condomínio.
→ Tudo digitalizado. Documentos do condomínio disponíveis de maneira digital.
→ Controle de entregas. O morador recebe uma notificação no celular na chegada da sua encomenda. E a retirada feita na portaria fica registrada de maneira segura.