NOTÍCIAS SÍNDICOS

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Cominicação no Condominio

Os moradores reclamam porque não sabem o quanto o síndico trabalha. Chegou a hora de mudar essa realidade.

Conheça o aplicativo que promete resolver o problema…

dez 6, 2021

O trabalho de síndico tem gerado insatisfação? Isso pode estar relacionado com a falta de reconhecimento pelos moradores, que parecem não perceber o trabalho que você desenvolve no condomínio. Os síndicos recebem apenas reclamações, que aumentam conforme o tamanho do condomínio. O cenário pode ser desesperador, mas a solução já existe e está em algo que você vem ignorando: a comunicação.

O ditado já diz: quem não é visto não é lembrado. Sua gestão de qualidade não é reconhecida porque os moradores não têm conhecimento das suas iniciativas. Falta espaço para reconhecimento e sobra lugar para reclamações no grupo do condomínio. Isso exige um trabalho simultâneo de divulgação dos feitos da sua gestão e controle da comunicação do condomínio. Todos os moradores não precisam saber do problema que um morador está enfrentando.


A história começa no consultório do terapeuta…

O síndico reclama de uma insatisfação generalizada. Ele procurou um profissional justamente porque não consegue identificar a raiz dessa insatisfação. 

Nenhuma doença na família, casamento sólido, filhos saudáveis, recebendo um salário justo. Mesmo assim, existe uma angústia profunda. 

Estamos falando de um síndico que faz um trabalho incrível no condomínio. Então por que ele se sente frustrado toda vez que precisa lidar com alguma situação no condomínio?

Talvez seja porque os moradores não parecem satisfeitos com o trabalho de qualidade desse síndico. Essa situação soa injusta, ainda mais quando somos ensinados a acreditar que um bom trabalho é a chave para uma carreira de sucesso. 

A verdade é que injustiças acontecem e esse síndico é exemplo disso.

Ele abre o grupo de whatsapp do condomínio e é recebido com uma enxurrada de reclamações. São demandas de todos os tipos, das mais triviais até caso de polícia. 

O condomínio é grande e isso aumenta a quantidade de problemas. 

E você reparou que quase nada se resolve no WhatsApp? Parece que, a cada nova reclamação, mais moradores decidem compartilhar suas frustrações no grupo. 

Sem esquecer das reclamações que chegam diretamente ao síndico em uma conversa privada.

Cobranças exageradas e a aparente insatisfação dos moradores tornam a profissão inviável. Não é à toa que aquele síndico precisou procurar um terapeuta. 

Você tem todo o direito de se sentir incomodado com essa situação. O síndico merece reconhecimento pelo trabalho que desenvolve. E a solução tem tudo a ver com a moral por trás dessa fábula aqui:


Você já ouviu falar na diferença entre o ovo da galinha e o ovo da pata?

A galinha e a fêmea do pato colocam ovos, cada uma do seu jeito. A galinha cacareja a cada novo ovo numa espécie de “declaração de vitória” para quem está perto. Enquanto isso, a pata coloca um ovo maior que o galinha, mas sem emitir nenhum som.

Essa história serve como metáfora para explicar a importância da comunicação. 

Podemos dizer que existem dois tipos de síndicos: 

Aqueles que não fazem muito mas divulgam incessantemente o seu trabalho – assim como a galinha – e aqueles que promovem uma gestão impecável em seus condomínios e preferem se manter discretos.

Se você terminou de ler essa história achando que o herói é o síndico discreto, está muito enganado. 

Sim, esse síndico merece ser reconhecido pelo trabalho que faz, mas isso não vai acontecer se ele não divulgar os feitos da gestão. Como os moradores vão avaliar bem a sua performance quando não conseguem ver o que foi feito?

É preciso enterrar o mito de que o sucesso do síndico depende somente em manter as contas em dia. 

O sucesso do síndico depende da satisfação dos moradores e eles não estão contentes quando não conseguem ver o seu trabalho.

Chegou a hora de investir em comunicação. De nada adianta um bom trabalho se você não sabe comunicar isso. 

A solução para a insatisfação daquele síndico e de outros que encontram problemas semelhantes são duas tarefas de comunicação que precisam ser feitas simultaneamente: 

Divulgar mais e melhor o seu trabalho e controlar a comunicação do condomínio. 


Descubra como usar a comunicação a seu favor

Isso é possível a partir de um aplicativo onde o síndico consegue enviar avisos para toda a comunidade e as demandas de moradores ficam visíveis somente para ele e para quem solicitou.

Esse canal privado de comunicação entre morador e síndico existe para aquelas reclamações que são enviadas no grupo do condomínio. 

Em vez de enviar para todo mundo a reclamação, o morador registra o problema e envia diretamente para o síndico ou zelador, por exemplo. Isso acaba com todo o estresse gerado pelas reclamações divulgadas no grupo. O síndico vai resolver o problema com a ajuda da sua equipe e o morador vai ficar por dentro de todo o processo. 

O restante da comunidade não vai ficar sabendo do problema, que talvez seja um mal-entendido gerado pela falta de comunicação.

Mas ainda precisamos falar da segunda dimensão que merece sua atenção, ainda no tema “comunicação”: a divulgação do seu trabalho.

Sabe as notificações que você recebe no seu celular? 

Os moradores também recebem avisos semelhantes. Difícil ignorar eles, não é? Os avisos estão ali, no seu bolso. E agora você pode usar eles a seu favor.

No TownSq o síndico e a gestão do condomínio podem criar circulares que são enviadas para todos os moradores ao mesmo tempo. Eles recebem uma notificação no celular e outra no e-mail. 

Os moradores precisam ver o seu trabalho para reconhecer a importância de um síndico dedicado como você.

Os moradores também querem se sentir ouvidos e você pode facilitar isso com a criação de enquetes no aplicativo. Pergunte a opinião deles sobre assuntos que envolvem a comunidade: obras, regras, etc.

Esse pode ser o fim das mensagens fora de hora e das discussões intermináveis no WhatsApp.

Somente o TownSq consegue um feito desses. Estamos falando de um aplicativo usado por mais de 14 condomínios no Brasil, Estados Unidos, México e Canadá. A equipe do TownSq está disponível para oferecer treinamentos ao síndico e atender os moradores que encontram dificuldades no uso da tecnologia. Nossa taxa de satisfação no atendimento é de 96%.

Agora, você e o síndico que descrevemos no começo do texto tem uma escolha a fazer: 

Deixar as coisas do jeito que estão ou levar a sua gestão para outro nível.


COMUNICAÇÃO EFETIVA NO CONDOMÍNIO E TRANQUILIDADE PARA O SÍNDICO

Se você chegou até aqui é porque está decidido a dar um rumo diferente para a sua gestão. Por isso preparamos essa oferta exclusiva do aplicativo TownSq:

TOWNSQ MÓDULO COMUNICAÇÃO, com função de envio de mensagens, conversas privadas e livro de ocorrências online

(+) MAIS: módulo de portaria com funções de registro de turno e controle de entrada e saída de visitantes.

(+) MAIS: módulo de gestão, que permite criação de grupos com membros da comunidade e o registro das informações dos moradores.

(+) MAIS: módulo com ferramentas, como reserva de áreas comuns pelo aplicativo e documentos do condomínio disponíveis 24h.

(+) MAIS: módulo de administração, com o registro de atividades do síndico e da sua equipe.

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