Como seu condomínio vai estar seguro se não existe transparência na administração?
Milhões de famílias escolhem viver em um condomínio em busca de segurança. Por isso vemos tantos condomínios com cercas elétricas e câmeras de segurança. Mas o síndico se engana quando resume a segurança do condomínio a isso. Porque segurança patrimonial tem a ver também com segurança dos recursos da comunidade.
O dinheiro do condomínio nada mais é que o dinheiro de todo mundo que vive naquela comunidade. Cada unidade contribui mensalmente para o total de recursos do condomínio. E a segurança condominial precisa levar em consideração a segurança desses recursos. Assim, a pergunta que fica é:
O que você como síndico tem feito para garantir a segurança do dinheiro dos condôminos?
A segurança dos recursos do condomínio fica comprometida quando o síndico entrega as chaves do cofre para uma administradora ruim.
Existem síndicos que delegam completamente a gestão financeira do condomínio para a administradora e isso pode ser um problema. Porque o papel do síndico é justamente o de cuidar dos recursos do condomínio. E não sou eu que estou dizendo isso. É a lei:
Art. 1.348. Compete ao síndico:
[…] II – representar, ativa e passivamente, o condomínio, praticando, em juízo ou fora dele, os atos necessários à defesa dos interesses comuns;
[…] VI – elaborar o orçamento da receita e da despesa relativa a cada ano;
Mas isso não significa que o síndico precise fazer a gestão financeira do condomínio sozinho. Ele não só pode como deve adotar uma solução que garanta uma gestão financeira eficiente, segura e transparente.
Quer um exemplo da importância da transparência na gestão financeira do condomínio?
Quando o síndico não sabe, por exemplo, quanto o condomínio tem de dinheiro em caixa. Ou quando não se sabe se a arrecadação dos moradores será suficiente para pagar as contas. A falta de transparência está na impossibilidade do síndico acessar essas informações.
E a falta de informação impacta na sua tomada de decisão. Como você será capaz de tomar a decisão certa sem os dados necessários? E sem as informações financeiras do condomínio, você pode acabar gastando mais e gerando um problema para o condomínio.
O síndico entregou a gestão financeira nas mãos da administradora achando que estaria mais livre. Mas ele acabou virando refém da administradora.
Não é raro encontrar administradoras que promovem esse tipo de prática: elas retém as informações do condomínio e, se o síndico quiser trocar de serviço, o histórico de informações permanece com a administradora.
Ou seja: o condomínio se torna um refém da administradora. Para manter o histórico de informações, algo muito valioso, o síndico não pode trocar de administradora.
Quais são as medidas de segurança que a sua administradora adota para garantir que os dados do seu condomínio não sejam sequestrados? E para que os recursos financeiros não sejam perdidos?
O seu condomínio tem uma conta bancária exclusiva? Ou a administradora usa uma conta pool? Nessa última opção, a administradora centraliza os recursos de todos os condomínios que são seus clientes.
Ou seja: o dinheiro de vários condomínios fica misturado. Isso pode gerar uma série de problemas porque fica muito mais difícil monitorar a entrada e saída de dinheiro. E se a administradora quebrar, a chance de calote é grande. E esse tipo de situação não é uma raridade.

Oito condomínios teriam sido vítimas de um contador responsável por uma administradora, que teria feito empréstimos em nome dos clientes com ata de assembleia forjada e tudo.
Prejuízo: mais de R$ 300.000,00

A polícia estima que 20 condomínios foram vítimas do golpe dessa administradora. E o crime só foi possível porque síndicos confiavam no serviço e não verificavam o extrato da conta.
O síndico precisa reconquistar sua liberdade. E somente uma administradora transparente é capaz de oferecer essa liberdade.
Os recursos do condomínio precisam estar em mãos seguras. E ninguém se preocupa mais com a segurança do condomínio que o síndico. Existe uma solução que permite que o síndico tenha total controle sobre a situação financeira do condomínio. Incluindo o acesso à informações como o extrato da conta do condomínio, dados de inadimplência, relatórios de prestação de contas e outros.
O que o síndico precisa é de um parceiro que vai permitir uma gestão financeira transparente. Na qual o síndico tem acesso a todas informações e não corre o risco de ser pego de surpresa.
Você já conhece o TownSq? É a solução de gestão adotada em milhares de condomínios. No plano de administração digital, o síndico cliente do TownSq tem acesso a todas as informações financeiras do condomínio e tem controle sobre todas as decisões. Ou seja: a mais absoluta transparência.
A TownSq está há mais de 9 anos desenvolvendo soluções tecnológicas para condomínios. Mais de 20 mil condomínios no Brasil, Estados Unidos, Canadá e México já usam a nossa tecnologia.
Os clientes do TownSq estão mais seguros porque os dados do condomínio ficam salvos no AWS, o servidor mais seguro do mundo. Grandes empresas de tecnologia como Facebook e Netflix usam esse mesmo serviço para armazenar seus valiosos dados.
Conheça alguns síndicos que adotaram o TownSq e estão desfrutando de uma gestão financeira mais eficiente, segura e transparente:
O Jorge Wait, por exemplo. Síndico responsável por 14 condomínios em Porto Alegre, ele estava em busca de transparência nas cobranças da administradora. Jorge está incomodado com algumas cobranças desnecessárias que observava:
“O que mais me incomodava no serviço da administradora anterior, não só eu mas também incomodava os demais condôminos, era que o valor acertado de taxa de administração, no final, a cobrança não era só desse valor. Havia uma outra série de outras pequenas taxas cobradas. Aí, então, o valor cobrado, em alguns casos chegava a dobrar, com relação ao que havia sido combinado em contrato.”
Foi então que ele escolheu o TownSq e o condomínio está pagando cerca de 30% menos no gasto com a administradora
Transparência significa economia: a possibilidade de investir na estrutura do condomínio e valorizar o patrimônio dos condôminos
“A questão principal pra mim como síndico é a transparência. E no TownSq o síndico não fica com nenhuma dúvida sobre como está sendo gasto o dinheiro. É 100% transparente.”
O síndico Marcílio chegou até o TownSq buscando transparência e ganhou também economia. Com o condomínio pagando menos na taxa de administração, Marcílio conseguiu investir em melhorias no condomínio.
“Mantive o mesmo valor da taxa condominial cobrada aos moradores. E com o que sobrou em caixa, conseguimos promover uma série de melhorias: pintura, iluminação, elevador, caixa d’água. Instalamos cerca elétrica. E tudo isso a gente fez sem precisar arrecadar um centavo a mais.”
Transparência permite mais autonomia. Veja o exemplo da síndica Rafaela Becker de Curitiba:
”O serviço não oferecia o acompanhamento em tempo real das finanças do condomínio e isso atrapalhava minha gestão. Sempre que queria comprar algo, tinha que ficar ligando para perguntar se tinha dinheiro em caixa.”
Em busca de mais transparência, a síndica Rafaela adotou o TownSq e ganhou também mais autonomia:
“Agora tenho muito mais autonomia na minha gestão, tenho tecnologia a meu favor e uma equipe sempre pronta para me ajudar no que eu preciso.”
TownSq é a solução completa para facilitar o trabalho do síndico e o uso do condomínio pelos moradores.
• Relatório de prestação de contas em segundos, com todas as informações de entrada e saída de dinheiro das contas do condomínio.
• Controle da inadimplência do condomínio, com dados atualizados das unidades devedoras e dos valores da dívida.
• O condômino recebe o boleto do condomínio por email e no aplicativo.
• Moradores podem reservar as áreas de lazer do condomínio pelo celular, sem a chance de reservas duplicadas.
• Autorização prévia para a entrada de visitantes e prestadores de serviços no condomínio.
• As demandas dos moradores ficam registradas no livro de ocorrências online. É um canal de comunicação privado entre síndico e morador.