Síndico, fique tranquilo porque eu estou aqui para ajudar você. Não vou cobrar essa reposta porque sei que seu dia a dia é corrido e fica difícil ter a resposta de tudo na ponta da língua. Mas, se você não sabe quanto há no caixa do seu condomínio hoje, não posso perder a oportunidade para falar sobre algo fundamental no trabalho do síndico: a gestão financeira. Mais especificamente sobre as informações financeiras do condomínio as quais você tem acesso.
Por que você não sabe a situação financeira do condomínio?
Você pode responder pra mim: “Eu não sou banco, como vou saber exatamente o que condomínio tem em caixa hoje?” Ou pode dizer também: “A administradora só envia o extrato da conta do condomínio uma vez por mês”. Nos dois casos eu vou acreditar em você, porque essa é a difícil realidade de inúmeros síndicos. E por ser tão comum, a situação acabou sendo normalizada.
O síndico deixa todas as informações na mão de terceiros porque acredita que assim o seu trabalho será mais ágil e o resultado para os condôminos será maior. Mas essa falta de autonomia deixa de ser uma vantagem quando o síndico é mantido no escuro e encontra dificuldade para acessar informações simples e fundamentais para a sua gestão.
A gestão financeira do condomínio pode ser mais fácil
Membros do conselho também podem ter acesso a essas informações.
Quando o síndico está por dentro da situação financeira do condomínio, a realidade muda. Ele consegue verificar em números os resultados do seu trabalho. Ele também pode se planejar com antecedência e explicar para a comunidade as suas decisões. Mais importante: o síndico não corre o risco de ficar sem ter o que dizer quando questionado pelo conselho.
Você entende agora por que a autonomia do síndico é tão importante? Isso não significa que o síndico precisa cuidar de toda a gestão sozinho. Autonomia aqui é a possibilidade de ter acesso a informações fundamentais para o trabalho sem depender de ninguém.
A Administração Digital TownSq inclui também um aplicativo para gestão e comunicação do condomínio (livro de ocorrências online, reserva de dependências e mais).